top of page

Chapa 4 - A luta continua: independência política e combatividade para defender as demandas da categoria

  • Foto do escritor: Ocupar as ruas
    Ocupar as ruas
  • 19 de out.
  • 3 min de leitura
ree

A Chapa 4 é a voz mais firme e presente dos servidores(as) nos Conselhos Superiores da UFF. Somos quem mais participa, mais faz uso da palavra e mais defende as pautas dos(as) técnico-administrativos(as). Atuamos de forma articulada ao sindicato, com independência frente à reitoria e compromisso total com os direitos e as condições de trabalho dos(as) servidores(as).


Defesa da categoria e do serviço público. Levamos aos Conselhos as lutas nacionais e locais: reajuste salarial, reestruturação da carreira, defesa do serviço público e resistência à Reforma Administrativa. Fomos autores(as) de moções e resoluções contra ataques aos direitos da categoria e contra a flexibilização das contratações.


Salário, carreira e greve. Impulsionamos a aprovação do apoio à greve e garantimos resoluções contra retaliações. Cobramos da UFF a Aceleração de Progressão, prevista no acordo de greve, fazendo a reitoria agilizar sua aplicação.


Direito ao descanso. Fomos responsáveis pela aprovação dos feriados de São Jorge e São João e seguimos defendendo o direito aos recessos e folgas MARE, especialmente no HUAP, que sofre com as desigualdades.


Universidade democrática. Conquistamos paridade na Comissão de Ética e impedimos que o novo Código fosse instrumento de assédio ou perseguição. Rebatemos o aumento abusivo do bandejão e denunciamos distorções nos custos apresentados pela reitoria.


Condições de trabalho. Denunciamos a falta de atendimento emergencial a trabalhadores(as) do HUAP, a crise de climatização e a falta de ar-condicionado em diversas unidades. Levamos ao CUV problemas como a vulnerabilidade do prédio do Arquivo, a falta de segurança na Biblioteca Central, a escassez de computadores na PROGRAD e a infestação de fungos no Instituto de Biologia. Atuamos também pelo avanço do PGD nas bibliotecas, garantindo 200 vagas e cobramos a ampliação do PGD no HUAP.


Propostas para avançar. Com o fim da pandemia e o retorno presencial da universidade, é inaceitável que a reitoria mantenha os Conselhos Superiores em formato remoto. Isso reduz a transparência, o debate público e a pressão legítima da comunidade. Defendemos o retorno das sessões presenciais, com participação remota apenas para conselheiros(as) do interior. Os Conselhos devem ser espaços de diálogo e livre manifestação, não ambientes blindados a críticas.

Lutamos também pela ampliação da representação técnico-administrativa no CUV para 16 vagas — igual à estudantil — e pela paridade em todas as instâncias, com eleições diretas para chefias e direções.


Por que a Chapa 4? Somos a chapa mais atuante, combativa e independente. Lembramos que nessa eleição existe uma chapa ligada ao reitor (“UFF Unida”), composta majoritariamente por chefias e cargos comissionados. Usam os Conselhos para defender a gestão, não a categoria. Seu representante atual vota conforme a orientação da reitoria, mesmo contra os interesses dos(as) técnico-administrativos(as). Votar na chapa da reitoria é fortalecer a submissão dos Conselhos; votar na Chapa 4 é defender a autonomia e a voz dos(as) servidores(as).


Composição da Chapa


Conselho Universitário - CUV

Alexandro Chagas Florentino (IACS)

Andreia Carvalho de Souza (HUAP)

Cleide Cristina de Oliveira (Volta Redonda)

Diego Pereira Friande (Instituto de Química)

Fernanda Cândido da Silva Santos Magalhães (Campos dos Goytacazes)

João Antonio Silva Junior (Oriximiná)

Josemary Soares Oliveira (Escola de Enfermagem)

Lucyene Almeida de Faria Brito (BCG)

Luiz Carlos de Andrade Vieira (Escola de Engenharia)

Marcio Henrique Luz Coimbra (Escola de Serviço Social)

Raoni de Lucena Souza (DPVS/CASQ)

Valéria de Sá Silva (Biblioteca da Escola de Engenharia)

 

Conselho de Ensino e Pesquisa - CEPEx

Alessandra Primo de Moraes (Faculdade de Veterinária)

Allison Mauricio de Oliveira (Petrópolis)

Cirlene Coelho de Mattos Chagas (HUAP)

Wagner Peres Braga (Instituto de Letras)

 

Conselho de Curadores - CUR

Antonio Carlos de Oliveira Carvalho (Faculdade de Medicina)

Bernarda Thailania Ferreira Gomes (Instituto de Biologia)


 
 
 

Comentários


A LUTA CONTINUA NAS REDES

  • Black Instagram Icon

© 2025 por A luta continua

bottom of page